E-mail Marketing: Como fazer uma estratégia de sucesso

E-mail Marketing: Como fazer uma estratégia de sucesso

14 de setembro de 2021 Sem classificação 0

Por incrível que pareça, atualmente o e-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. 

Entre as vantagens de investir em e-mail marketing está a comunicação direta com o seu público, que pode ser utilizada para estreitar o relacionamento, gerar vendas, além de nutrir leads.

Durante muito tempo, o e-mail marketing foi sinônimo de fraudes, spam e abordagens intrusivas, o que levou muitos usuários a deletar ou ignorar mensagens. Entretanto, o marketing e tecnologia evoluíram e o que antes era uma ferramenta desacreditada hoje é uma das mais eficientes para chegar às pessoas certas, com a mensagem certa, na hora certa. 

Logo abaixo reunimos um passo a passo com uma estratégia de sucesso para você usar o e-mail marketing da melhor forma. Acompanhe para saber tudo!

Como criar uma estratégia de sucesso com o e-mail marketing?

Como você viu acima, o e-mail utilizado da maneira certa pode trazer excelentes benefícios para a sua empresa. Algumas dicas simples podem elevar e muito a eficiência de suas estratégias de Marketing Digital.

Confira abaixo as nossas dicas.

1. Gerar leads antes do envio

Uma etapa fundamental antes de começar sua estratégia de e-mail marketing é gerar leads. Afinal, quanto mais pessoas interessadas em receber conteúdos e novidades da sua marca, melhor para sua estratégia.

Para atrair novos consumidores para a sua lista de emails, opte por canais como site, redes sociais e landing pages. É possível direcionar mais usuários para esses canais por meio de ações de marketing de conteúdo ou investindo em anúncios patrocinados. Você pode utilizar formulários de cadastro onde o usuário irá informar e-mail e outras informações básicas.

Caso você já possua uma lista de contatos, invista em ações para garantir que essas pessoas estejam interessadas, além de avaliar o nível de engajamento e alterações quanto às suas preferências.

2. Defina um objetivo

Ao traçar uma estratégia de e-mail marketing e vendas é preciso planejar, de maneira antecipada, os objetivos de cada ação que será executada. Sendo assim, divida quais emails serão realizados e como eles se encaixam no interesse do consumidor.

Caso você faça um envio para gerar acessos ao site, por exemplo, o e-mail conta com uma taxa de visualização alta, porém o número de cliques nos links, é baixo. Com um objetivo bem definido, conseguimos perceber quais medidas devem ser tomadas para solucionar o baixo número de cliques.

3. Layout

Em uma estratégia de e-mail marketing, é importante alinhar o layout do e-mail com sua identidade visual. Um design pensado, atrativo e organizado, com uma comunicação de fácil entendimento vai oferecer melhores resultados.

Invista em frases curtas e deixe clara a ação que o assinante deve tomar, assim como aquilo que ele receberá em troca por realizá-la. Torne esse botão irresistível, é ele que levará a pessoa para a conversão.

4. Mostre que você se importa

Diariamente seus assinantes de e-mail recebem centenas de outros e-mails, oferecendo e-books, cursos gratuitos e muito mais. Todas essas estratégias são ótimas. Sendo assim, é preciso que você destaque-se mostrando ao seu público que você se preocupa com ele. 

Antes de ofertar algo, entregue ao seu público um conteúdo que atenda às necessidades dessas pessoas. Sendo assim, entender as preferências dos leads é fundamental. 

Trate os clientes de forma pessoal, o e-mail marketing é uma ótima oportunidade de humanizar a sua marca.

5. Análises e testes

Ao consolidar toda a sua estratégia de e-mail marketing, é essencial analisar resultados e realizar testes para melhorias baseadas nas informações coletadas.

Investir em estratégias de e-mail marketing não deve ocorrer apenas em datas promocionais. Apesar de muito eficientes nessas datas, o e-mail é um poderoso canal de comunicação e vendas para aumentar o faturamento da sua empresa todos os dias do ano.

Quer saber mais sobre o e-mail marketing e todos os benefícios que ele pode proporcionar para seu negócio? Então entre em contato com nossa equipe e descubra a melhor oportunidade para a sua empresa.

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