3 estratégias de Inbound Marketing para e-commerce

3 estratégias de Inbound Marketing para e-commerce

25 de junho de 2021 Sem classificação 0
inbound marketing

Se você tem um e-commerce, certamente já se perguntou sobre como abraçar essas oportunidades e vender mais. Embora não exista uma fórmula mágica que faça a sua empresa vender mais do dia para a noite, com uma estratégia simples é possível multiplicar os resultados. Sim, nós estamos falando sobre o Inbound Marketing. 

Esse conjunto de estratégias está conquistando os empreendedores aos poucos, porém, quem investe nela sabe: o Inbound Marketing é o caminho certo para o sucesso!

Então, se você ficou curioso e quer saber como essa tática de marketing pode ajudar o seu negócio, continue a leitura e fique por dentro do método que está mudando a forma que empresas se comportam no universo digital. 

Mas o que é o Inbound Marketing?

Nós te explicamos!

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair e converter clientes em potencial, usando como principal ferramenta conteúdos relevantes e capazes de despertar o interesse do público de maneira orgânica. Tudo isso acontece de forma natural, sem importunar o usuário – e esse é o segredo do Inbound. 

Na estratégia, é o cliente que vai até à empresa e deixa claro o seu interesse para que a relação seja iniciada. Assim, o usuário não é bombardeado por mensagens inconvenientes que atrapalham a sua navegação.  

A dinâmica do Inbound Marketing funciona da maneira que a empresa produz conteúdo relevante que, por si só, atrai o usuário e faz com que ele se conecte com a marca espontaneamente, criando uma base de usuários que já estão familiarizados com o nicho de atuação da empresa e tem chances reais de consumir o que lhe é oferecido. 

Nesse sentido, o conjunto de estratégias do Inbound torna mais simples os atos de atrair, converter e manter clientes. Ou seja, é uma solução para aumentar e reter mais vendas!

Como o Inbound Marketing pode ajudar a solucionar os principais desafios que o seu e-commerce enfrenta

Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing e como esta estratégia funciona, vamos aplicá-la ao seu e-commerce. 

Responda: alguma vez você já se perguntou o que fazer para obter bons resultados nas vendas?

A resposta pode estar em conquistar mais visitantes para o seu site, aumentar a taxa de conversão, criar um relacionamento com o consumidor ou até mesmo em uma melhor análise dos atuais resultados a fim de identificar o que está dando certo ou não.

A questão é: para todos esses fatores, o Inbound Marketing tem uma solução!

E é então que você deve começar a investir nesse conjunto de estratégias. 

1. Aumente o número de visitas do seu site

A regra é simples: para vender seus produtos, você precisa que as pessoas visitem o seu site. No entanto, isso não acontece da noite para o dia. Quando se está começando, é normal que o número de acessos seja reduzido, afinal, você acaba de chegar a um novo território e precisa se estabelecer nele, agregando autoridade e reconhecimento. 

Para isso, tem-se duas opções: ou você investe em tráfego pago, ou trabalha com o tráfego orgânico. 

No início, o tráfego pago pode parecer uma boa opção, uma vez que o resultado é efetivo e acontece de forma quase instantânea.  

Por outro lado, temos o tráfego orgânico, que trabalha a produção e otimização de conteúdo com o intuito de gerar mais visitas. Nesse caso, os resultados aparecem de maneira gradual e efetiva, podendo gerar bons resultados para o futuro.

Se lembra quando falamos sobre investir em conteúdos relevantes? O investimento em tráfego orgânico faz parte da estratégia de Inbound Marketing e pode te ajudar a aumentar o número de visitas no seu e-commerce. 

2. Aumente sua taxa de conversão

Atrair visitantes não significa, de fato, vender. E é então que as estratégias de conversão entram em cena, para transformar o acesso em consumo. 

A taxa de conversão de um e-commerce faz um comparativo entre o número de visitas e o números de vendas, a fim de determinar a efetividade do e-commerce. 

Pensando nisso, existem diferentes formas de aumentar esses números. No Inbound Marketing, as landing pages são bastante utilizadas para este propósito. Elas levam o usuário a páginas externas, com o objetivo de convertê-lo em lead, ou seja, em clientes em potencial.

Assim, a empresa oferece uma oportunidade ao usuário, seja ao disponibilizar um material rico ou um acesso exclusivo, por exemplo, pelo qual o usuário oferece um meio de contato em troca, desta forma, abrindo espaço para que relação tenha início e, posteriormente, leve a uma venda de sucesso. 

Mas para isso é preciso nutrir a relação, não deixando a comunicação chegar ao fim. Ofereça conteúdos exclusivos, descontos, promoções e lembre o cliente de que a sua empresa está ali para o que ele precisar. Com isso, mais do que uma venda, você ganhará a fidelização do cliente. 

3. Analise os resultados e faça mudanças se necessário

Uma vantagem que o Inbound Marketing oferece é que dentro dessa estratégia tudo é mensurável. Ou seja, é possível analisar cada etapa da estratégia de perto e, assim, ver o que traz resultados positivos e o que não agrega ao seu negócio. 

As ferramentas de web analytics permitem acompanhar toda a jornada do usuário e identificar em quais pontos há uma maior taxa de abandono, para que você possa otimizar o processo e propor transformações reais, que somam para os seus resultados. 

Com o Inbound Marketing, você investe de verdade no seu e-commerce e trabalha estratégias mais assertivas e de baixo custo. 

Portanto, se o seu objetivo é conquistar mais vendas e consolidar o seu negócio na web, o Inbound Marketing é para você!

Conquiste o público certo. Torne-se uma autoridade do mercado. Faça a escolha certa para o futuro do seu e-commerce. Invista em Inbound Marketing

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